_A1A5072.JPG
Academia Amazônia Ensina.png

Lançamento do Documentário

O RIO NEGRO SÃO AS PESSOAS

De 21 a 28 de novembro de 2021

* contém legenda em inglês

 

SOBRE A CAMPANHA 

O Rio Negro são As Pessoas é um documentário inédito de 52 min que apresenta a realidade de personagens de uma região central da Amazônia, o Parque Nacional de Anavilhanas,  o 2° maior arquipélago de água doce do mundo. A obra é de grande relevância para o mosaico das Reservas de Desenvolvimento Sustentável próximo à Manaus por possibilitar que mais pessoas tomem consciência sobre a importância de preservar esses locais ameaçados pelo desmatamento e pela poluição.

Com a pandemia do novo Coronavírus, a qualidade de vida das populações ribeirinhas da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro está sendo bastante impactada. Especialmente porque a maior parte da renda das famílias dessa região é provida pelo turismo de base comunitária.

Foi pensando nisso que a Academia Amazônia Ensina desenvolveu a campanha de lançamento do documentário O Rio Negro São as Pessoas. Estamos arrecadando recursos financeiros para o projeto "Empreendedorismo Jovem Ribeirinho", ao longo de 2022, com forte impacto social e ambiental na região. Saiba mais sobre o projeto clicando aqui. 

 

Quem assistir à obra e contribuir poderá participar de encontros temáticos online (webnários pela plataforma zoom) relacionados as questões expostas no documentário. Aspectos relacionados a cultura local ribeirinha, desenvolvimento sustentável na Amazônia e conservação do ambiente natural serão debatidos com especialistas em turmas previamente organizadas e agendadas com a nossa equipe. 

MiniMapa2.png

COMO FAÇO PARA COLABORAR COM O PROJETO EMPREENDEDORISMO
JOVEM RIBEIRINHO?

PASSO A PASSO 

PASSO 1.png

Cadastre o seu e-mail e crie uma senha de acesso. Uma mensagem chegará em sua caixa de entrada de e-mail com o Link do filme.

OBS: caso o e-mail não esteja em sua caixa de entrada,
olhe o spam e/ou promoção

passo 2.png

ACESSE O LINK DISPONIBILIZADO 
E ASSISTA O DOCUMENTÁRIO

Depois de assistir ao filme, você poderá contribuir para a nossa campanha com o valor que sentir adequado por meio do pagamento consciente. 

passo 3.png

PAGUE SEU INGRESSO NO SISTEMA DE PAGAMENTO CONSCIENTE

Este modelo de pagamento convida você, consumidor, a considerar, de maneira sincera, o valor do produto que está consumindo e contribuir como pode e considera justo com os custos da produção. 
Vale lembrar que o valor arrecadado será revertido para a implementação do projeto "Empreendedorismo Jovem ribeirinho".

CONHEÇA O PROJETO APOIADO

Empreendedorismo Jovem Ribeirinho

Baixe o PDF no botão abaixo e saiba mais sobre o projeto apoiado e o Documentário.

Webinários

Os Webinários abordarão temáticas relacionadas ao filme e a Amazônia, com a participação de especialistas, lideranças e personagens.

Inscreva-se!

PROGRAMAÇÃO

24/11

17H AS 18H30

A IMPORTÂNCIA DE INTERCÂMBIOS CULTURAIS NA FORMAÇÃO DE JOVENS LIDERANÇAS PARA A SUSTENTABILIDADE

Palestrantes:
ODENILZE RAMOS

Odenilze Ramos, Ribeirinha, 24 anos, produtora de conteúdo e estudante de Gestão Pública. Vice Curadora do Hub Manaus da comunidade Global Shapers, ligado ao Fórum Econômico Mundial. Líder de realidade climática pelo Climate Reality Project.

CARLOS HERNÁNDEZ

Carlos Hernández Tellez é o atual Presidente do Comitê Nacional Brasileiro da UWC. Originário da Venezuela, ele se formou no Li Po Chun UWC de Hong Kong em 2010 e atualmente trabalha com pesquisa e estratégia de produtos no Nubank, em São Paulo. Ele trabalha para promover a missão do movimento UWC na América Latina, e adora construir em equipe, apostar pela criatividade e discutir sobre educação.

MARIA INÊS KAVAMURA

Maria Inês Kavamura é natural de São Paulo, médica formada pela Escola Paulista de Medicina, especialista em dermatologia com pós-graduação em genética, ex-aluna do Waterford Kamhlaba United World College of Southern África (1983-84). Trabalha voluntariamente para o movimento UWC há mais de 3 décadas, sendo atualmente membro do Conselho Administrativo do UWC Internacional. Faz parte do comitê de filantropia e lidera o comitê de antirracismo, diversidade e inclusão do movimento.

PROGRAMAÇÃO

25/11

17H ÀS 18H30

O PROTAGONISMO FEMININO NA AMAZÔNIA DO SÉCULO XXI

Palestrante:
VALCLÉIA SOLIDADE

Valcléia dos Santos Lima Solidade, atual superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Formada em Gestão Pública e possui especialização em Inovação e Difusão Tecnológica. Possui mais de 25 anos de experiência em projetos socioambientais, com atuação reconhecida no Projeto Saúde Alegria, no Pará, e na coordenação do Programa Bolsa Floresta (PBF). Neste período, exerceu funções de mobilização social e processos participativos, planejamento e gestão de projetos nas áreas de empoderamento social, infraestrutura comunitária e apoio à geração de renda. Durante a sua gestão, o Bolsa Floresta se consolidou como um dos maiores programas de Pagamento por Serviços Ambientais do mundo, e ajudou a reduzir a desigualdade por meio da assistência a 40 mil famílias em 16 Unidades de Conservação (UC) do Amazonas.

VANDA ORTEGA

Vanda Ortega é indígena do povo Murui Bue (Witoto) do Alto Solimões, acadêmica de pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas-UEA, técnica de enfermagem Fundação Alfredo da Matta, coordenadora da casa de saúde Indígena na comunidade  indígenas Parque das Tribos em Manaus, membro do Movimento dos Estudantes Indígenas Do Estado do Amazonas MEIAM e  Articuladora da Associação dos Witoto do Alto Solimões AWAS.

Os webinários serão realizados pela plataforma Zoom, com transmissão ao vivo para o canal da Academia Amazonia Ensina do Youtube. As inscrições para participação dos webinários serão feitas previamente pelo Google Forms.

 

Cronograma dos eventos: • 5 minutos para abertura; • 10 minutos para cada palestrante; • 40 minutos para debate com perguntas; • 5 minutos para encerramento;

 
 

Apoio

WhatsApp Image 2021-10-07 at 10.58.47.jpeg
Indt.png
WhatsApp Image 2021-01-26 at 14.42.50.jp
PPA-principal-horizontal.png
conexsus.png