
AMAZÔNIA
21
27/FEV DE 2019
DAS 14H30 ÀS 21H30
AVE LOLA ESPAÇO DE CRIAÇÃO
RUA MAL DEODORO, 1227 - CENTRO
CURITIBA - PR
SOBRE O EVENTO
Em janeiro de 2019, a Academia Amazônia Ensina realizou a 1ª Expedição Amazônia 21, com estudantes graduandos de diferentes áreas e cidades. Durante uma semana, essas pessoas foram apresentadas e atualizadas sobre Biotecnologia, Unidades de Conservação, Economia Florestal, Mudanças Climáticas, Populações tradicionais ribeirinhas, Serviços Ecossistêmicos, entre outros, além de diversas vivências práticas.
Após essa imersão, a Academia Amazônia Ensina, junto à turma da Expedição, realiza o evento Amazônia 21, onde estudantes irão interagir com palestrantes renomados em torno de temas que relacionam políticas públicas, sustentabilidade econômica, social e ambiental
A programação conta com as participações de Jaime Lerner (Arquiteto Urbanista e Fundador do Instituto Jaime Lerner), Natalie Unterstell (Superintendente de Inovação do Governo do Paraná e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard), João Tezza Neto, Dr. (Economista e Diretor da Academia Amazônia Ensina), Andrea Waichman, Dra. (Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - Ufam), Alessandra Galli Aprá, Dra. (Professora de Direito Ambiental), Thiago Assunção, Dr. (Professor de Relações Internacionais) e Mary Alegretti, Dra. (Antropóloga, atuante há mais de 25 anos em pesquisas com comunidades tradicionais da Amazônia).
O evento oferecerá uma experiência sensorial de degustação de pratos e ingredientes típicos da Amazônia. E para finalizar a programação, assistiremos ao espetáculo teatral "A Pequena Abelha e a Árvore Alta" da Trupe Ave Lola., ambientado na Manaus de 1911, trazendo um enredo dramático na relação entre seringueiros e seringalista no período áureo da borracha.
PROGRAMAÇÃO
27/FEV DE 2019
13:30 às 14:00
- Credenciamento
14:00 às 16:00
- Abertura com o Diretor da Academia Amazônia Ensina João Tezza Neto, Dr. e a professora Andrea Waichman, Dra.
- "Ativismo e Ciência", com a antropóloga Mary Alegretti, Dra.
- Apresentações com a 1ª turma da Expedição Amazônia 21, moderadas pela professora Alessandra Galli Aprá, Dra e o professor Thiago Assunção, Dr.
"A Amazônia Humana: Contrapontos entre o Desenvolvimento e a (Des)Integração Social", com Eduardo Kichileski, Naomi Sugita, Ruan Dalla Vecchia e Beatriz de Lara .
"Por que o Brasil é o país que mais mata ativistas ambientais? - A importância da Amazônia", com Gabriela Opuchkevich, Ana Carolina Zanette, Helena Andrade e Odenilze Ramos.
"O Extrativismo Sustentável na Amazônia do Século XXI", com Amanda Cavali, Marina Julião, Gabriel Nunes e Renata Serapião.
16:00 às 16:30 - 1ª Degustação Menu Amazônia
16:30 às 18:30 - Painel "Sustentabilidade no Século XXI: O Papel do Brasil no Contexto do Debate Internacional", com Jaime Lerner (Arquiteto Urbanista e Fundador do Instituto Jaime Lerner) e Natalie Unterstell (Superintendente de Inovação do Governo do Paraná e Mestre em Administração Pública pela Universidade de Harvard), moderado por João Tezza Neto (Economista e Diretor da Academia Amazônia Ensina)
18:30 às 19:50 - 2ª Degustação Menu Amazônia
20:00 às 21:20 - Espetáculo teatral "A Pequena Abelha e a Árvore Alta" (Trupe Ave Lola)
INSCRIÇÕES
Para realizar sua inscrição, preencha o formulário. Em seguida, entraremos em contato para que você efetue o pagamento e receba seu ingresso por e-mail.
Entrega de certificado.
Valor: R$120,00
(Pagamento facilitado no cartão com opção de parcelamento)